quarta-feira, 25 de março de 2009

Literatura - cantos, campos e espaços

Literatura - cantos, campos e espaços é um projeto para composição de um livro de ensaios e um vídeo-documentário sobre a conexão entre Literatura Brasileira e diversas artes, que surgiu a partir da observação do fenômeno de renovado interesse de artistas sobre obras literárias, que realizam inventivas adaptações de autores clássicos e contemporâneos, fazendo de tais “releituras” não só ilustração comportada do texto, mas principalmente atualizações pouco ortodoxas que redimensionam o texto literário dentro da arte em que atuam.

A estratégia para elaboração dos ensaios que comporão o livro Literatura: cantos, campos e espaços, é analisar não apenas o trabalho construído, mas compreender e refletir sobre o processo de transformação do objeto literário em música, peça teatral, filme, novel graphic, instalação/exposição, fotografia, série televisiva. Para abarcar tais campos de estudo, o trabalho se desenvolve em parceria entre os seguintes pesquisadores: Eduardo de Araújo Teixeira (pós-doutorando em Estudos Culturais pela UFRJ), Lucas Guedes (jornalista e pós-graduando em Mídia, Informação e Cultura pela USP), Conrado Falbo (mestrando em Música pela UFPE), Celso Cardoso (fotógrafo) e Letícia Santinon (estudante de Sociologia da ESP-SP).

A fim de possibilitar mais densidade na pesquisa para elaboração dos ensaios, Literatura: cantos, campos e espaços abarca também um documentário no qual captaremos por meio de registro fotográfico e gravações em vídeo e áudio, trechos de apresentações, filmes, espetáculos, exposições nos locais de exibição, assim como os depoimentos dos atores, diretores, cantores, músicos, artistas plásticos e participantes do trabalho criativo. O objetivo é refletir sobre o modo que os artistas transpõem para o específico de sua arte elementos que se circunscrevia ao campo da literatura, e como neste trânsito, a fidelidade se realiza não na transcrição literal do texto, mas ao amalgamar elementos expressivos da arte que o toma por suporte, e o converte num objeto artístico, independente (auto-suficiente) e novo.

Por se tratar de um estudo de reflexão sobre produção contemporânea nas artes com propósitos acadêmicos e educacionais e de difusão cultural, não contamos com patrocínio para elaboração deste trabalho, o que inviabiliza qualquer remuneração financeira aos participantes, já que não possui fins lucrativos.

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